29/04/12

PROGRAMA DE MAIO




Teatro | 05 MAIO

“Canastrões”, de Moncho Rodriguez
Com Gracindo Júnior, Pedro e Gabriel Gracindo

Sábado, 21h30
Preço: 5 €
Duração: 90’
Classificação: M/12


Contraditórios, patéticos, divertidos, dramáticos, intérpretes e músicos, estes actores/personagens, usam todos os truques e artimanhas que guardam nos seus “canastros” na busca de uma verdade cénica que possa transformar a relação do actor com o espectador. Nesta aventura poética, transformam a emoção num instrumento precioso para tocar a alma dos espectadores.
O ENVIADO, O ACONTECIDO e O INEVITÁVEL, actores sem tempo definido, questionam o sentido de existirem, de ainda permanecerem como vivos no sonho diante da realidade.

FAMÍLIA GRACINDO

Este ano Paulo Gracindo completaria 100 anos. Nesse tempo que viveu ele deixou uma grande herança. Um “Baú” repleto de memórias e personagens inesquecíveis. A história que se repete de pai para filho. História essa que se confunde com a história do teatro e porque não com a invenção do mundo? Seu filho, o actor Gracindo Jr., reuniu-se com os seus filhos, Gabriel Gracindo, Pedro Gracindo e Daniela Gracindo, nessa vontade de homenagear o patriarca e falar sobre esse ofício que tanto está presente nesta família há...100 anos.
O espectáculo teatral CANASTRÕES conduz o espectador pelo universo mágico da poética teatral de todos os tempos e tem como principal fonte de inspiração a arte de um dos maiores actores do teatro brasileiro, Paulo Gracindo.


Comédia | 20 MAIO

“BOLINGBROOK”
Teatro Vitrine

Domingo, 15h00
Espectáculo exclusivamente para lares de terceira idade


“Bolingbrook” é uma comédia de costumes recheada de crítica social da época com personagens originais onde o tratamento preconceituoso era considerado normal. O enredo passa-se entre Lisboa e Porto, no final do séc. XVI, no meio de Feiras e Tabernas típicas da época, com muita música à mistura.
A peça conta a história de dois amigos ingleses, John e Bolingbrook que, apaixonados pelas irmãs Virgínia e Clarisse, e em mais uma visita a Lisboa, decidem roubá-las ao pai que, por sua vez, não consente que suas filhas namorem com dois estrangeiros. Já no Porto, longe de casa, as duas irmãs sofrem com o tratamento britânico dos seus maridos que em nada se parecem com os antigos amantes que em tempos conheceram. Para culminar, vêm a saber que na realidade não estão casadas legitimamente e mais não passam do que amantes dos próprios maridos…
E é assim por meio de planos mirabolantes, idas e vindas, brigas e paixões que a história se desenvolve. Sempre com a ajuda do atrapalhado Jeremias que, por sua vez, passa a vida a fugir com medo da sua brava esposa Henriqueta. Mas um acontecimento faz brotar o amor entre o casal, que resolve apoiar as infelizes Virgínia e Clarisse numa fuga de volta a Lisboa quando o quadro muda de figura.

FICHA TÉCNICA

AUTOR: adaptação do texto de Martins Pena
ENCENAÇÃO: Orlando Alves
ELENCO: Orlando Alves, como Bobo; Verónica Costa, como Tocador; Daniel Pinto, como Jeremia; Norberto Cunha, como John; Rafael Leite, como William Bolingbrook; Elisa Freitas, como Clarisse; Andreia Fernandes, como Virgínia; Anabela Teixeira, como Henriqueta; Joaquim Leite, como Narciso das Neves; Olga Freitas, como Judite e alunos da Cercifaf, restante elenco.
CENOGRAFIA e FIGURINOS: Teatro Vitrine
LUMINOTECNIA: Gilberto Magalhães
SONOPLASTIA: Filipe Ferreira




Música | 26 MAIO

CLÃ
“Disco Voador”
Concertos Íntimos

Sábado, 21h30
Preço: 10 €
Duração: 60’
Classificação: M/3

“Disco Voador” não é um OVNI no cosmos dos CLÃ. Embora a banda tenha, a bordo das músicas que o compõem, atravessado várias vezes o seu próprio universo sonoro à velocidade da luz, este não é um projecto estranho àquilo que os CLÃ vêem como futuro do seu passado e como passado do seu futuro. A partir de um desafio – construir um espectáculo para espectadores super-novos – os CLÃ entenderam só fazia sentido serem ainda mais decididamente fiéis à sua rota. Seguros de que nenhum humano mata totalmente a criança e o adolescente que mora dentro de si, os CLÃ sabem que este “Disco Voador” se destina descaradamente a todos os públicos.
REGINA GUIMARÃES

FICHA ARTÍSTICA:
Manuela Azevedo – Voz; Hélder Gonçalves - Piccolo ; Miguel Ferreira - Teclados
Pedro Biscaia - Teclados ; Pedro Rito – Baixo elétrico, Fernando Gonçalves - Bateria